FMI prevê PIB menor do Brasil em 2018, mas melhora projeção para 2019

Mercado Interno,
FMI prevê PIB menor do Brasil em 2018, mas melhora projeção para 2019

Fundo vê uma expansão de 2,5% este ano, citando a 'recuperação gradual' do país,; economia global deve desacelerar, diz relatório.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu sua estimativa de crescimento do Brasil em 2018, mas melhorou a estimativa para este ano. A informação foi divulgada no relatório Perspectiva Econômica Mundial, apresentada nesta segunda-feira (21) durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Para 2018, o fundo passou a prever uma expansão de 1,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil – contra 1,4% projetados em outubro do ano passado. É a terceira vez seguida que o FMI piora a estimativa para a economia brasileira em 2018. O resultado oficial será conhecido no dia 28 de fevereiro, quando será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE).

Já para 2019, o Fundo melhorou a projeção de crescimento para 2,5%, citando que "a recuperação gradual da economia deve continuar". Em outubro, a entidade previa uma alta um pouco menor para este ano, de 2,4%. Para 2020, o relatório prevê um avanço de 2,2% do PIB brasileiro.

Revisões na América Latina
A perspectiva mais positiva para o Brasil ajudou a compensar, em parte, uma piora nas projeções para as economias da América Latina. O FMI estima um avanço 0,2 ponto percentual menor na região, tanto em 2019 e 2020.

Em 2019, os países latinos devem crescer 2,0%, enquanto em 2019, 2,5%, segundo o FMI. O Fundo vê o Brasil como a força positiva, em contraposição ao México, Argentina e Venezuela.

"Estas revisões se devem a um corte das perspectivas de crescimento do México em 2019 e 2020, refletindo menos investimentos provados, e uma contração ainda mais severa na Venezuela", diz o FMI.

Desaceleração da economia global
Para a economia mundial, o FMI manteve a previsão de expansão de 3,7% em 2018, "apesar do desempenho mais fraco em algumas economias", notadamente na Europa e na Ásia.

Contudo, para 2019 e 2020, o Fundo prevê uma desaceleração do PIB global. O relatório piorou as projeções em relação a outubro, para 3,5% e 3,6%, respectivamente.

Segundo o FMI, essa piora reflete um crescimento mais fraco das economias mais ricas, mas também uma menor expansão em mercados emergentes e economias em desenvolvimento em 2019, refletindo contrações na Argentina e na Turquia.

O aumento de tarifas entre Estados Unidos e China no ano passado contribuiu para a desaceleração, segundo o relatório. Também pesaram as novas normas de emissão de combustíveis na Alemanha e as preocupações sobre os riscos financeiros na Itália, além da contração da Turquia, que deve ser mais profunda que o previsto.

"A principal prioridade política é que os países resolvam cooperativamente e rapidamente desacordos e a consequente incerteza política, em vez de aumentar ainda mais as barreiras, desestabilizando uma economia global já em desaceleração", sugere o relatório.

21/01/2019

Taís Laporta
https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/21/fmi-preve-pib-menor-do-brasil-em-2018-mas-melhora-projecao-para-2019.ghtml
Deixe uma mensagem

Estamos esperando para te assessorar. Como podemos te ajudar?

Validation error occured. Please enter the fields and submit it again.
Thank You ! Your email has been delivered.